IMIGRAÇÃO NO BRASIL E INTERCULTURALIDADE: REFLEXÃO INTRODUTÓRIA SOBRE A IMIGRAÇÃO HAITIANA

Autores

  • Sandra Buaski UTFPR Pato Branco
  • Maria de Lourdes Bernartt UTFPR Pato Branco
  • Luiz Carlos Flávio UTFPR Pato Branco
  • Suelyn Maria Longhi de Oliveira UTFPR Pato Branco

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo refletir, de modo introdutório, sobre o processo imigratório, contemplando a presença de imigrantes haitianos no Brasil, focando especialmente as relações de interculturalidade construídas no processo imigratório. Para isso, realizou-se um estudo do tipo exploratório, com aporte de pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de literatura sobre imigração e interculturalidade. A coleta de dados ocorreu através da leitura de diversos livros e artigos, caracterizando-se como uma abordagem qualitativa sobre o tema. Os resultados demonstraram que a formação histórica do Brasil   contou com processos de imigração que contemplaram diversos povos oriundos de outros países. Um fator importante é a inter-relação entre imigração e a expressiva interculturalidade que acontece por meio da troca de valores e experiências entre as diversas nacionalidades as quais contribuem significativamente com a formação da cultura local.

Biografia do Autor

  • Sandra Buaski, UTFPR Pato Branco

    Pedagoga. Docente da Escola Sant’Ana.  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da UTFPR Câmpus Pato Branco.

  • Maria de Lourdes Bernartt, UTFPR Pato Branco
    Doutorado em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, UTFPR Câmpus Pato Branco.
  • Luiz Carlos Flávio, UTFPR Pato Branco

    Doutor em Geografia. Pós-doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Câmpus de Francisco Beltrão.

  • Suelyn Maria Longhi de Oliveira, UTFPR Pato Branco

    Arquiteta e Urbanista. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas/UTFPR Câmpus Pato Branco. Doutranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – UTFPR Câmpus Pato Branco.

     

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional