AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE DIFERENTES CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE MELANCIA PRODUZIDAS EM SISTEMA ORGÂNICO

Simone Bueno Camara, Jenaine de Azevedo, Marcos Antônio Bauer Casarin, Marlussi Garzão

Resumo


O objetivo neste artigo é mensurar, sob a perspectiva dos mercados agroalimentares, a economicidade do cultivo de melancia em sistema orgânico, transacionada a partir de diferentes canais de comercialização. A propriedade localiza-se no município de Palmeira das Missões, noroeste do Rio Grande do Sul-BR. O método de análise consiste em uma apuração de custos da atividade referente à safra de 2018/2019, posteriormente, foi calculada a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio de quatro canais pelos quais as melancias foram comercializadas. Dentre eles, o canal mais lucrativo é o face a face (vendas na propriedade), em que foi apurada uma margem de contribuição unitária de 89%. A menor margem de contribuição unitária foi identificada no canal em que a melancia foi comercializada via internet (69%). Assim, se o escoamento fosse realizado somente pelo canal face a face, o ponto de equilíbrio seria menor (110 unidades); o valor comercializado tenderia a remunerar melhor o produtor e ainda, ser menor para consumidor, ou seja, uma possível relação ganha-ganha. Entretanto, a inserção no mercado por diferentes canais consiste em uma estratégia para diminuição de riscos mercadológicos nas produções de alimentos perecíveis e devem ser vistas como complementares e não concorrentes.

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ISSN 2447-4622