DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL CARACTERIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TERRITÓRIO OESTE CATARINENSE (TOC)

Autores

  • Graciela Alves de Borba Novakowski Unochapecó
  • Rosana Maria Badalotti Uochapecó
  • Daiane Pavan Unoesc Campus Chapecó/SC
  • Cristiane Tonezer Unochapecó

Resumo

O diálogo sobre economia solidária tem avançado, principalmente com o surgimento de diversos empreendimentos de economia solidária - EES que propõem um novo sistema de organização econômica, trabalho, partilha e melhorias na qualidade de vida.  O presente artigo tem por objetivo apresentar as características dos empreendimentos de economia solidária existentes no Território Rural Oeste Catarinense. Esse artigo é resultado de estudo realizado nos dados da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES quanto ao mapeamento dos empreendimentos de economia solidária realizado no ano de 2007 e 2013. Os resultados apontam que os EES atuam em sua maioria na área rural, tendo como principal atividade economia a produção e comercialização de seus produtos e entre as motivações para iniciar o empreendimento estão questões relacionadas ao aumento ou complemento da renda familiar. Dos sócios e sócias 64% são agricultores familiares e utilizam-se dos produtos oriundos da agricultura para a comercialização no empreendimento. Os dados coletados são secundários retirados do atlas digital da economia solidária que dispõe do mapeamento realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES, finalizado em 2013. Os 90 empreendimentos de economia solidária, vem demonstrando um crescimento e uma diversidade de atuação, sendo relevantes para o território. Entende-se que a economia solidária possibilita o avanço em questões sociais, ambientais, culturais e econômicas no desenvolvimento territorial.

Palavras-chaves: Economia Solidária, Território Rural, Desenvolvimento Territorial.

Biografia do Autor

  • Rosana Maria Badalotti, Uochapecó
    Graduada em Ciências Sociais em nível de Bacharelado (1990) e Licenciatura (1998), Mestrado em Antropologia Social (1996) e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina . É professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) desde 2003. Compõe o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Mestrado Profissional) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Unochapecó. Editora-chefe da Revista Grifos. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento Rural. Desenvolve pesquisas nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Desenvolvimento Regional e Rural, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento rural, regional e territorial em interface as políticas públicas e sociais; agricultura familiar, gênero; organizações e ação política na sociedade regional; educação e diversidades socioculturais.
  • Daiane Pavan, Unoesc Campus Chapecó/SC
    Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc (20017); Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2014). Especialização em Comportamento e Gestão de Pessoas, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2010). Graduação em Administração, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc (2009). Coordenadora da Mobilidade Acadêmica e Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP da Unoesc Campus de Chapecó. Atua como docente na Unoesc Chapecó no curso de Administração; Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. Membro do grupo de pesquisa Competitividade do Agronegócio da Unoesc. Avaliadora do Sistema Educacional Brasileiro BASIs (2018).
  • Cristiane Tonezer, Unochapecó
    Doutora em Desenvolvimento Rural como Bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS, Doutorado Sanduíche como Bolsista CNPQ na Universidade do Algarve (Portugal), Mestre em Desenvolvimento Rural como Bolsista CNPQ pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS e Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS. Atuou como Gestora Executiva do Arranjo Produtivo Local APL das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari. É professora Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ. Atua principalmente nos temas referentes às políticas públicas para o desenvolvimento rural, segurança alimentar x complexos agroindustriais e velhices rurais.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 2 - Arranjos institucionais no contexto do Desenvolvimento regional