CAMPESINATO: CARATERÍSTICAS E TRANSFORMAÇÕES DECORRENTES DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA

Autores

  • Clair Odete Schneider UTFPR, Pato Branco
  • Josiane Carine Wedig UTFPR, Pato Branco

Resumo

O objetivo deste artigo é contextualizar as características e transformações ocorridas no campesinato desde sua origem à modernização da agricultura e transformações decorrentes do modelo capitalista. Junto a isso, compreender a participação e importância dos papéis desempenhados pelas mulheres na agricultura camponesa. A metodologia utilizada teve como base revisões bibliográficas sobre o tema, possuindo um caráter exploratório. Em análise, é possível verificar que a modernização da agricultura interferiu diretamente nas formas de organização social, relações interpessoais e transformou o modos de produção e organização da agricultura campesina. As mulheres sempre desempenharam importantes papéis mulheres na manutenção e efetivação das atividades realizadas na agricultura, porém, nem sempre foram reconhecidas enquanto uma categoria profissional, mas como dependentes e/ou ajudantes de seus pais ou companheiros.

Palavras chave: Campesinato, Modernidade, transformações.

Biografia do Autor

  • Clair Odete Schneider, UTFPR, Pato Branco
    Graduada em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO). Pós-Graduanda em Avaliação Psicológica e Diagnóstico pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Pós-Graduanda stricto sensu no Programa de Desenvolvimento Regional (PPGDR), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora do grupo "Gênero, Juventude e Cartografias da Diferença", da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
  • Josiane Carine Wedig, UTFPR, Pato Branco

    Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Mestrado no Curso de Pós- Graduação em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Realizou doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)-Paris. Professora de Sociologia do Departamento de Ciências Humanas e do Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É líder do Grupo de Pesquisa: Gênero, Juventude e Cartografias da Diferença (PPGDR/UTFPR).

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional