PROGRAMA NOVOS TALENTOS – FURB, “SUBPROJETO EDUCAÇÃO PARA O ECODESENVOLVIMENTO COM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR”: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL NORMA DIGNART HUBER BLUMENAU, SC.

Ana Paula Tabosa Sanches, Anderson de Miranda Gomes, Bruna Soares, Stella Maris Nemetez

Resumo


A Universidade Regional de Blumenau, por meio do Programa de Extensão Novos Talentos - FURB (PNT-FURB) “subprojeto educação para o ecodesenvolvimento com enfoque interdisciplinar” (Edital CAPES nº 55/2012), objetivou a formação de competências e autonomia entre professores e alunos de escolas públicas municipais de educação básica de Blumenau–SC. O papel da coletividade foi destacado pela participação das empresas públicas e privadas que favoreceram a realização de projetos de ação territorial. Nesta pesquisa, utilizou-se a modalidade de pesquisa-ação-formação. Entre 2013 e 2014 o PNT – FURB atuou com o anseio de formar a Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento (ZEE) de Blumenau/SC a partir de quatro escolas parceiras. A metodologia fica claramente caracterizada pelas seguintes abordagens: (i) fundamentação teórica abordando os temas Ecodesenvolvimento, Inter-transdisciplanridade e pesquisa-ação-formação; (iii) diagnóstico descritivo do nível da Escola Básica Municipal Norma Dignart Huber, descrição das oficinas e pesquisa-ação-formação caracterizada pela plantação do capim Vetiver ; (iv) análise de competências e relações participativas desenvolvidas através dos projetos de ação territorial (v) proposição de uma abordagem de educação para ecodesenvolvimento. Como resultado das atividades pode-se destacar que o projeto oportunizou o desenvolvimento de competências locais entre professores da rede pública de ensino básico. Os professores, além de se tornarem atores ativos no desenvolvimento das comunidades em que as escolas estão inseridas, transformaram-se em agentes multiplicadores de conhecimentos voltados para o ecodesenvolvimento.

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ISSN 2447-4622