CUCA (KUCHEN): A TRANSFORMAÇÃO DO ALIMENTO TRADICIONAL EM ULTRAPROCESSADO E AS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Daniela Matthes Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional / Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB)
  • Marilda Checcucci Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional / Fundação Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB)

Resumo

Este artigo pretende analisar a Cuca (Kuchen), enquanto alimento tradicional transformado em um produto alimentício ultraprocessado pela indústria alimentar. A Cuca (Kuchen) é um importante alimento étnico dos grupos de imigrantes teutos e alemães que fixaram residência no Brasil nos séculos XIX e XX. Trata-se de um alimento emblemático, carregado de significados e saberes, importante para o desenvolvimento regional. O ultraprocessado, por sua vez, é produzido essencialmente na indústria, com insumos não reconhecidos pelo consumidor leigo como alimento, sendo despido do que caracteriza a comida como a Cuca (Kuchen). Intende-se compreender as diversas consequências da “mistura para cuca” enquanto derivação industrial de um alimento tradicional. A pesquisa se desenvolveu qualitativamente por meio do método etnográfico, onde foram realizadas pesquisas de campo, entrevistas semiestruturadas e observação participante. São várias as implicações da transformação da Cuca (Kuchen) em alimento ultraprocessado: desconsidera a tradição de fazer e comer a Cuca (Kuchen) colocando-a em lugar de risco; confunde o consumidor, que acredita estar ingerindo alimento igual ao tradicional; fica comprometida a manutenção de vida dos agricultores policultoras que têm nos alimentos tradicionais uma fonte de renda importante, portanto, prejudicando a economia e o desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional