AS AÇÕES DAS INSTITUIÇÕES E ÓRGÃOS PÚBLICOS AGROPECUÁRIOS DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO GEOGRÁFICA DE ITUIUTABA/MG PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO DE LEITE BOVINO

Thales Silveira Souto, Meri Lourdes Bezzi

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar a produção de leite bovino dos municípios da Microrregião Geográfica de Ituiutaba, visando conhecer as ações desenvolvidas pelos órgãos, instituições e entidades públicas agropecuários locais e a opinião que os gestores e/ou responsáveis destes estabelecimentos possuem em relação a produção de leite bovino e a sua importância no cenário local/regional. Para a elaboração deste artigo foi fundamental a realização da pesquisa bibliográfica sobre a transformação do espaço resultante da reprodução do capital, enfocando o setor produtivo agropecuário e, em especial, a pecuária de leite bovino. Posteriormente, coletou-se dados secundários sobre a produção de leite no site do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE); realizou-se trabalhos de campo para a produção de informações por meio da técnica da entrevista com questionário estruturado aos gestores dos órgãos mantenedores e promotores do setor agropecuário destas unidades territoriais. Por fim, analisou-se os dados secundários e as informações obtidas em campo. Deste modo, verificou-se a dinâmica do panorama da produção leiteira, como também, a atuação dos órgãos agropecuários locais para o desenvolvimento deste setor produtivo. Foi possível averiguar que existem lacunas que devem ter uma atenção especial para o incremento desta atividade, sobretudo, relacionado ao desenvolvimento de ações para auxiliar o produtor leiteiro, as quais poderão potencializar a bacia leiteira dessa microrregião, gerando maior dinamismo econômico e sustentação da demanda por este produto.

Palavras-chave: Políticas públicas. Órgãos e Instituições agropecuárias. Produção de leite bovino. Microrregião Geográfica de Ituiutaba.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-4622