TEORIAS DE MOTIVAÇÃO E ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Resumo
As organizações públicas são criticadas por prestarem um atendimento que ignora os preceitos de qualidade. Desmotivados, funcionários públicos são criticados por adotarem uma postura indiferente diante da clientela. A problemática se intensifica à medida que o servidor se estabiliza na carreira. Considerando esta contextualização, o objetivo do presente artigo é apontar a relação entre teorias de motivação e as organizações públicas, como secretarias e prefeituras. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e estudo bibliográfico com busca de dados em livros, dissertação de mestrado, teses de doutorado. A teoria dos dois fatores de Herzberg embasou a discussão do problema de pesquisa. A relevância do presente estudo justifica-se pela contribuição dada aos órgãos públicos, entidades constantemente questionadas pela eficiência no atendimento. Verificou-se que as teorias da motivação podem apresentar melhorias na produtividade dos funcionários públicos por serem aplicáveis a quaisquer organizações que possuem pessoas em torno de um objetivo institucional. Conclui-se que os fatores motivacionais de Herzberg tais como o reconhecimento e o progresso alinhados ao merecimento e à qualidade do atendimento prestado podem tornar os colaboradores de órgãos públicos mais motivados para desempenharem suas funções.
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