BACIA HIDROGRÁFICA COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO LAJEADO SABÃO, NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA (SC)

Jairo Marchesan, Maria Luiza Milani, Argos Gumbowsky, Sandro Luiz Bazzanella

Resumo


O artigo apresenta o processo e os resultados de uma experiência pedagógica ambiental desenvolvida na Escola de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon, no Município de Concórdia (SC). A referida Escola está inserida na microbacia hidrográfica do Rio Lajeado Sabão, na cidade de Concórdia. Desde a década de 2010 a Escola desenvolve ações ambientais. Porém, a partir do ano de 2015 com maior intensidade, principalmente, aspectos relacionados às águas. No ano de 2016 desenvolveu-se o Projeto ‘Conhecer e interagir com e na bacia hidrográfica da Escola´. Primeiramente, um projeto interno da Escola e, posteriormente, produziu-se material didático pedagógico sobre a água, para a Educação Básica brasileira. Uma das características do Projeto foi o desenvolvimento paralelo da educação ambiental de forma continuada para os Estudantes da Escola, com intervenções para a população que pertence à microbacia do Lajeado Sabão. Assim, na Escola, a educação ambiental ocorreu de forma interdisciplinar e multidisciplinar. Afinal, a temática água foi um tema gerador e é um tema transversal para a educação formal. As pesquisas envolveram a histórica de ocupação e transformação do espaço regional e local. Da mesma forma, a história e transformação do rio. O resultado oportunizou a implementação de práticas ou tecnologias sociais de gestão, governança e preservação das águas, bem como a produção de materiais didáticos pedagógicos para a Educação Básica do Brasil.


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ISSN 2447-4622