Agenciamentos comunitários, desenvolvimento local e turismo religioso: o caso de Natividade - TO

Autores

  • Poliana Macedo de Sousa Universidade Federal do Tocantins - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional
  • José Rogério Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Centro de Ciências Humanas

Resumo

Este artigo pretende discutir o papel da Associação Comunitária e Cultural de Natividade-TO (Asccuna) no fomento de atividades e projetos culturais em benefício da proteção do patrimônio do município, além de suas atividades nas principais festas religiosas: a Festa do Divino Espírito Santo e a Romaria do Senhor do Bonfim, enquanto atrativos turísticos para o desenvolvimento local. Para tanto, utilizou-se pesquisa bibliográfica sobre turismo religioso, identidade, cultura, desenvolvimento e demais, além de informações em sites e documentos disponibilizados online pelos órgãos estatais e de material jornalístico. Entende-se que as abordagens analíticas sobre as principais festas religiosas da cidade, mesmo que sucintas, permitem reconhecer um campo de implicações entre religião, cultura e economia que se forma em torno das mesmas e o papel dos atores sociais nesse processo.

Biografia do Autor

  • Poliana Macedo de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional
    Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins, Mestrado em Ciências do Ambiente (UFT), Bacharelanda em Administração (UniCesumar) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFT). É especialista Lato Sensu em Cidadania e Cultura (UFT) e Ensino de Jornalismo (UFT).
  • José Rogério Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Centro de Ciências Humanas
    Graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1983), Mestrado (1991) e Doutorado (1997) em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo. Realizou Estágio de Pós Doutorado em Antropologia na UFRGS (2010) e Estágio de Pesquisador Sênior em Ciências Sociais na Universidade de Cabo Verde (2015). Atualmente é Professor Titular do PPG em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS, Professor do PPG em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins e Coordenador do LaPCAB-Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional