ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O PAPEL DOS PROFESSORES EM ÉPOCA DE PANDEMIA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Caroline Vieira Neves Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Cristiane Maria Tonetto Godoy Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Renata BUGANÇA SCHELEDER Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • José Ricardo da Rocha Campos Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco

Resumo

Com o advento da pandemia do coronavírus diversos países tiveram que adotar medidas restritivas e sanitárias, incluindo o fechamento das Instituições de Ensino. Nessas circunstâncias, essas Instituições adotaram as atividades pedagógicas de forma não presencial, ou seja, de forma remota. Assim, a Secretaria da Educação e Esporte do Estado do Paraná, criou um projeto visando a continuidade no calendário escolar durante a pandemia através das aulas remotas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender como o projeto foi inserido no cotidiano dos professores. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte e um professores das escolas públicas dos municípios de Clevelândia, Coronel Vivida, Mariópolis e Pato Branco, Paraná. Através da pesquisa pode ser evidenciando algumas limitações encontradas pelos professores, tais como: pouco planejamento e organização, a falta de estrutura e recursos tecnológicos nas instituições, o acúmulo de trabalho dos docentes e principalmente a carência de formação e capacitação adequada para o uso de ferramentas para as aulas remotas. Portanto, é de suma necessidade a inclusão de ferramentas digitais no ambiente escolar, bem como a capacitação dos profissionais para um efetivo ensino remoto e promoção do desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

  • Caroline Vieira Neves, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Atuo como mestranda (bolsista) do Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco (UTFPR-PR), realizei uma especialização em 2018, Pós-Graduação em Latus Sensus em Mídias Digitais Interativas pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a graduação foi em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Pato Branco (FADEP), atualmente nomeada como Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP).
  • Cristiane Maria Tonetto Godoy, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Eng. Agronôma, Dra em Extensão Rural, atualmente pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
  • Renata BUGANÇA SCHELEDER, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco com conclusão em 24 de julho de 2009. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com termino em 14 de setembro de 2013. Pós graduação em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especias com término em 05 de novembro de 2010 pela Faculdade Integrada do Vale do Ivaí - UNIVALE. Pós graduação em Neuropedagogia com termino em 04 de novembro de 2014 pela Faculdade Integrada Vale do Ivaí- UNIVALE. Pós-graduação em Gestão Educacional pela UNICENTRO - PR com término em 2018. Iniciação mestrado acadêmico em 2019 com previsão de término em 2021 - PPGDR/UTFPR Experiência na área de docência para educação infantil,séries iniciais , coordenação pedagógica e direção escolar.
  • José Ricardo da Rocha Campos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Possui Graduação em Agronomia e Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina - MG. Doutor em ciências, área de concentração Solos e Nutrição Mineral de Plantas, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) em Piracicaba - SP. Atuou nas seguintes áreas: Gênese, Morfologia e Classificação do Solo com ênfase na relação Solo/Paisagem; na relação entre a morfoestratigrafia e a formação do solos e Geofísica Rasa com o uso do Radar de Penetração do Solo (GPR).

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Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos