ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O PAPEL DOS PROFESSORES EM ÉPOCA DE PANDEMIA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Caroline Vieira Neves, Cristiane Maria Tonetto Godoy, Renata BUGANÇA SCHELEDER, José Ricardo da Rocha Campos

Resumo


Com o advento da pandemia do coronavírus diversos países tiveram que adotar medidas restritivas e sanitárias, incluindo o fechamento das Instituições de Ensino. Nessas circunstâncias, essas Instituições adotaram as atividades pedagógicas de forma não presencial, ou seja, de forma remota. Assim, a Secretaria da Educação e Esporte do Estado do Paraná, criou um projeto visando a continuidade no calendário escolar durante a pandemia através das aulas remotas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo compreender como o projeto foi inserido no cotidiano dos professores. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte e um professores das escolas públicas dos municípios de Clevelândia, Coronel Vivida, Mariópolis e Pato Branco, Paraná. Através da pesquisa pode ser evidenciando algumas limitações encontradas pelos professores, tais como: pouco planejamento e organização, a falta de estrutura e recursos tecnológicos nas instituições, o acúmulo de trabalho dos docentes e principalmente a carência de formação e capacitação adequada para o uso de ferramentas para as aulas remotas. Portanto, é de suma necessidade a inclusão de ferramentas digitais no ambiente escolar, bem como a capacitação dos profissionais para um efetivo ensino remoto e promoção do desenvolvimento regional.


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ISSN 2447-4622