ENDOGENEIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: análise do conjunto normativo aplicável à Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Pato Branco/PR

Autores

  • Murilo Henrique Garbin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Este artigo investiga as influências das estratégias recentes de desenvolvimento regional endógeno no conjunto normativo estruturante da Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Pato Branco, no Estado do Paraná. Para tanto, apresentam-se, através de revisão de literatura, os preceitos das três estratégias mais célebres, quais sejam, dos Distritos Industriais, Meios Inovadores e Clusters, para, posteriormente, refletir criticamente a respeito das normas reunidas no estudo de caso. Conclui-se que são perceptíveis, no conjunto normativo, inspirações nas três vertentes, com destaque aos Meios Inovadores. Ademais, salienta-se a importância da promoção de spillovers, de modo a que não se restrinjam tais políticas à exploração econômica corrosiva da territorialidade.

Biografia do Autor

  • Murilo Henrique Garbin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco (UTFPR-PB). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor no Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP).
  • Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco (UTFPR-PB). Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Curitiba.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos