INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE PATO BRANCO-PR: PENSANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Renata Bugança Scheleder Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Maria de Lourdes Bernartt Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Cristiane Maria Tonetto Godoy Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Edilson Pontarolo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco

Resumo

A Educação Ambiental nas instituições escolares vem ganhando destaque como possibilidade de repensar a relação entre o homem e a natureza, para promoção do desenvolvimento sustentável. Diante disso, o objetivo deste artigo é compreender como a Educação Ambiental está inserida nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas. Para isso, foram escolhidas quatro escolas municipais de Pato Branco/PR, que têm como base metodológica a Pedagogia Histórico-Crítica, considerando a importância desse documento para o desenvolvimento da sustentabilidade. Como método, utilizamos a pesquisa qualitativa documental, desenvolvida através da análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. Os resultados demonstraram que, o tema consta nos projetos políticos pedagógicos, sendo esse de forma pontual e não ocorrendo aprofundamento a respeito de sua abordagem em sala de aula e/ou metodologia utilizada. Além disso, identificamos indícios de que os Projetos não foram elaborados de acordo com a individualidade e contexto de cada escola, pois não são descritas atividades específicas de como a Educação Ambiental será explorada por cada instituição, já que em diversas seções apresentam a escrita de forma igualitária. Assim, podemos aferir que existe um longo caminho a ser percorrido para o alcance da sustentabilidade, necessitando que existam projetos mais abrangentes e integradores, bem como uma Educação Ambiental efetiva nas escolas.

Biografia do Autor

  • Renata Bugança Scheleder, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Discente Mestrado Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Maria de Lourdes Bernartt, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Docente Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Cristiane Maria Tonetto Godoy, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Eng. Agronôma, Dra em Extensão Rural, atualmente pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
  • Edilson Pontarolo, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Docente Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco

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Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 3 - Ativos territoriais e Desenvolvimento Regional