DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM ARAGUAÍNA/TO: O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O LAÇO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Marcela Pereira Lima Teles Universidade Federal do Tocantins - UFT / SEDUC-TO
  • João de Deus Leite Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Num país com tantas desigualdades sociais como o nosso, acredita-se que a educação represente um pilar relevante no desenvolvimento social de uma pessoa. Deste modo, as políticas públicas promovidas pelos governos se tornam imprescindíveis para mitigar problemas sociais e educacionais em nossa sociedade tão desigual. Nesse sentido, aqui buscamos realizar reflexões dialógicas entre o programa de transferência de renda Bolsa Família e os laços entre escola e famílias atendidas por esta política pública, revelando uma vertente do desenvolvimento muito ligada ao pensamento seniano de acesso à educação como uma liberdade substantiva. Metodologicamente, este escrito coloca-se como uma análise qualitativa de cunho bibliográfico sobre os aspectos que envolvem a relação entre estas duas importantes instituições sociais, utilizando a cidade de Araguaína/TO como estudo de caso. Acreditamos que quanto mais estreito for o laço entre a escola e as famílias, melhores serão os resultados educacionais alcançados e melhor será a capacidade libertadora para o desenvolvimento pessoal e social.


Biografia do Autor

  • Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203. E-mail: walace@uft.edu.br


  • Marcela Pereira Lima Teles, Universidade Federal do Tocantins - UFT / SEDUC-TO

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Tocantins-IFTO. Professora efetiva da rede estadual de ensino do Tocantins. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3369-3790 e-mail: marcelaplteles@gmail.com


  • João de Deus Leite, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Graduado no Curso de Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007); mestre (2010) e doutor (2015) em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS). Estágio sanduíche no exterior durante o doutorado, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL) sob a orientação da Profa. Dra. Susana Nunes e do Prof. Luís Felipe Tomás Barbeiro. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8918-9940 E-mail: joaodedeus@uft.edu.br


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Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional