DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO EM ARAGUAÍNA/TO: O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O LAÇO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

Walace Rodrigues, Marcela Pereira Lima Teles, João de Deus Leite

Resumo


Num país com tantas desigualdades sociais como o nosso, acredita-se que a educação represente um pilar relevante no desenvolvimento social de uma pessoa. Deste modo, as políticas públicas promovidas pelos governos se tornam imprescindíveis para mitigar problemas sociais e educacionais em nossa sociedade tão desigual. Nesse sentido, aqui buscamos realizar reflexões dialógicas entre o programa de transferência de renda Bolsa Família e os laços entre escola e famílias atendidas por esta política pública, revelando uma vertente do desenvolvimento muito ligada ao pensamento seniano de acesso à educação como uma liberdade substantiva. Metodologicamente, este escrito coloca-se como uma análise qualitativa de cunho bibliográfico sobre os aspectos que envolvem a relação entre estas duas importantes instituições sociais, utilizando a cidade de Araguaína/TO como estudo de caso. Acreditamos que quanto mais estreito for o laço entre a escola e as famílias, melhores serão os resultados educacionais alcançados e melhor será a capacidade libertadora para o desenvolvimento pessoal e social.



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ISSN 2447-4622