A PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA EM COOPERATIVAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Rejane Inês Kieling ESCOOP
  • Maria Luisa Lacerda Albertão UFSC
  • Rosane Oliveira Duarte Zimmer PUCRS

Resumo

as mudanças que estão sendo vivenciadas em nível global devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus alertam para a urgência em buscar-se ações que realmente possam contribuir para o desenvolvimento das regiões. Nesse sentido, sob a lente do pensamento freireano de uma educação transformadora, o presente trabalho de pesquisa esteve focado na responsabilidade e compromisso das cooperativas educacionais como instituições que ajam como agentes capazes de contribuir para a criação de capital social e desta forma possam gerar um círculo virtuoso nas regiões onde estão localizadas e, em especial no meio rural, ao reverter o quadro de saída dos jovens para as cidades. Como metodologia de pesquisa foi realizado um levantamento de percepção dos egressos do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo realizado pela Cooperconcórdia de Santa Rosa. Os resultados indicam que os objetivos do Programa estudado estejam sendo alcançados e, portanto, a cooperativa esteja gerando incentivos para que os jovens atuem de forma mais participativa na gestão da propriedade rural e sintam maior atratividade em permanecer no meio rural.

Biografia do Autor

  • Rejane Inês Kieling, ESCOOP
    Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) - Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é gerente financeiro na Associação Sul Brasileira das indústrias de Produtos Suínos e professora na graduação e pós-graduação na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP).
  • Maria Luisa Lacerda Albertão, UFSC
    Mestrado em Economia,  área de concentração em Organização Industrial, Unisinos,  2018 e Doutoranda em Administração/PPGAdm UFSC
  • Rosane Oliveira Duarte Zimmer, PUCRS
    Possui graduação em Pedagogia e especialização em Supervisão Escolar da Educação Básica pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (1998 e 2000), mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004/2011). Professora da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É colaboradora da Instituição Canta Brasil. Educadora da rede estadual da educação básica de 1984 até 2017, foi diretora da E.E.E.M. Cônego José Leão Hartmann (1994-1995; 2002-2004; 2009-2017) e Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Canoas (2013-2017), assim como atuou como conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS (CEEDS/RS 2011-2014).Pesquisadora integrante do CEB/EH/PUCRS - Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica e membro do NID/PUCRS - Núcleo de Iniciação à Docência. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e supervisão educacional, pesquisa, currículo, pensamento freireano e educação humanizadora.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 4 – Instituições e Desenvolvimento Regional