A PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA EM COOPERATIVAS EDUCACIONAIS

Rejane Inês Kieling, Maria Luisa Lacerda Albertão, Rosane Oliveira Duarte Zimmer

Resumo


as mudanças que estão sendo vivenciadas em nível global devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus alertam para a urgência em buscar-se ações que realmente possam contribuir para o desenvolvimento das regiões. Nesse sentido, sob a lente do pensamento freireano de uma educação transformadora, o presente trabalho de pesquisa esteve focado na responsabilidade e compromisso das cooperativas educacionais como instituições que ajam como agentes capazes de contribuir para a criação de capital social e desta forma possam gerar um círculo virtuoso nas regiões onde estão localizadas e, em especial no meio rural, ao reverter o quadro de saída dos jovens para as cidades. Como metodologia de pesquisa foi realizado um levantamento de percepção dos egressos do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo realizado pela Cooperconcórdia de Santa Rosa. Os resultados indicam que os objetivos do Programa estudado estejam sendo alcançados e, portanto, a cooperativa esteja gerando incentivos para que os jovens atuem de forma mais participativa na gestão da propriedade rural e sintam maior atratividade em permanecer no meio rural.


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ISSN 2447-4622