HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO COOPERATIVA: TRANSFORMAÇÕES NA GESTÃO, NAS PRÁTICAS E NAS DINÂMICAS TERRITORIAIS DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Nelson José Thesing, Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen, Daniel Knebel Baggio

Resumo


O cooperativismo tem papel fundamental para o desenvolvimento socioeconômico territorial, cabendo destacar a relevância e representatividade do cooperativismo de crédito neste cenário. Em paralelo, são evidenciadas transformações positivas da educação cooperativa e da humanização para a gestão e as práticas cooperativistas. Com base em tais aspectos, este estudo propôs investigar as aplicações e contribuições da educação cooperativa e da humanização no cooperativismo de crédito. Para tanto, utilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com gestores de três agências de crédito cooperativo, atuantes em um município do noroeste do Rio Grande do Sul. A pesquisa identificou que as estratégias e práticas das agências analisadas contemplam os valores, técnicas e métodos da educação cooperativa, e que a educação cooperativa é permeada por pressupostos humanizadores nestes locais. Conclui-se que a humanização na educação cooperativa contribui positivamente para a transformação e sustentabilidade das agências analisadas, do cenário cooperativista e da sociedade.


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ISSN 2447-4622