Controle social e pandemia: uma análise a partir da Ouvidoria SUS do Rio Grande do Sul
Resumo
No Brasil a pandemia da Covid-19 revelou uma crise de coordenação de forte dimensão federativa no âmbito político-institucional. Todo esse contexto trouxe diversos desafios para o funcionamento habitual do controle social, notadamente marcado por reuniões ampliadas, visitas in loco, conferências e outras atividades presenciais. Assim, o presente artigo tem por objetivo verificar se a pandemia da Covid-19 afetou o controle social, a partir de um estudo comparativo do acesso dos usuários à Ouvidoria SUS no período de 2019 e 2020. Para tanto foram analisados dados secundários coletados junto ao Portal BI (Business Intelligence) - Informações de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, versão Gestão Estadual. Para o tratamento dos dados, buscou-se identificar nos indicadores a adequação aos critérios contidos na matriz elaborada pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania -GPDeC da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- Unijuí, categoria de controle social e seus critérios de análise. Como resultados verificou-se uma queda de 5,12% no quantitativo total de manifestações realizadas no ano de 2020.Ainda, no mesmo ano, houve um expressivo aumento no número de manifestações pendentes e com prazo de respostas vencido e uma crescente abordagem das temáticas relativas a Vigilância em Saúde.
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