CURRÍCULO E PERSPECTIVA DECOLONIAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Claudinéia Lucion Savi UTFPR
  • Maria de Lourdes Bernartt UTFPR

Resumo

O presente texto objetivou refletir sobre elementos da dimensão curricular e a relação, destes, com alguns dos pressupostos da perspectiva decolonial e, nesse sentido, evidenciamos a matriz curricular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), já que esta contempla tais conhecimentos. Para isso, dialogamos sobre o processo violento de colonização, bem como a insurgência da perspectiva decolonial. A partir disso, refletimos sobre a dimensão do currículo, suas diferentes teorias e evidenciamos seu papel enquanto instrumento de poder no sentido hegemônico ou contra hegemônico. Os resultados demonstraram que a dimensão de estudos sobre currículo, possuem forte importância para a construção da perspectiva decolonial, como também para a desconstrução de verdades e representações sacralizadas. Ainda, mostrou similaridades entre os pressupostos da teoria pós-crítica com os elementos  da perspectiva decolonial.

Biografia do Autor

  • Claudinéia Lucion Savi, UTFPR
    Pedagoga e Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela UTFPR, Câmpus Pato Branco.
  • Maria de Lourdes Bernartt, UTFPR
    Docente do Magistério Superior da UTFPR, Campus Pato Branco. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR Campus Pato Branco, na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento.

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Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 4 – Instituições e Desenvolvimento Regional