CURRÍCULO E PERSPECTIVA DECOLONIAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Claudinéia Lucion Savi, Maria de Lourdes Bernartt

Resumo


O presente texto objetivou refletir sobre elementos da dimensão curricular e a relação, destes, com alguns dos pressupostos da perspectiva decolonial e, nesse sentido, evidenciamos a matriz curricular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), já que esta contempla tais conhecimentos. Para isso, dialogamos sobre o processo violento de colonização, bem como a insurgência da perspectiva decolonial. A partir disso, refletimos sobre a dimensão do currículo, suas diferentes teorias e evidenciamos seu papel enquanto instrumento de poder no sentido hegemônico ou contra hegemônico. Os resultados demonstraram que a dimensão de estudos sobre currículo, possuem forte importância para a construção da perspectiva decolonial, como também para a desconstrução de verdades e representações sacralizadas. Ainda, mostrou similaridades entre os pressupostos da teoria pós-crítica com os elementos  da perspectiva decolonial.

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ISSN 2447-4622