ANTIGOS E NOVOS DESAFIOS: REFLETINDO A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

  • LÍGIA KOCHHAN DE FRAGA docente - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
  • LARISSE MEDEIROS GONÇALVES Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • WILSON ITAMAR GODOY Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • MARLETE TURMINA OUTEIRO Secretaria de Estado do Paraná, trabalha na tutoria pedagógica no NRE/DAP Pato Branco, Professora da Faculdade Mater Dei e Professora de Pós-Graduação Escritora de obras de literatura.

Resumo

Todos os sistemas da sociedade foram afetados pela pandemia do coronavírus, inclusive os sistemas de suprimento de alimentos. Neste artigo tem como objetivo alçar questões pertinentes acerca da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), no antes, durante e nas projeções futuras do pós-pandemia. As lições debatidas foram levantadas a partir de um escopo teórico e de dados secundários, como IBGE, FAO, OMS e IPEA, bem como artigos de periódicos. No desenvolvimento dos resultados foi mencionado que a insegurança alimentar já faz parte da trajetória nacional, antes da crise sanitária do COVID-19 e no decorrer desse contexto atual, houve uma potencialização de todas as fragilidades que já existiam. Ressalta-se que esse panorama de instabilidade alimentar também é encontrado em países desenvolvidos, demonstrando ser um problema sistêmico estrutural. No Brasil, mesmo com a inserção de auxílios emergenciais, não houve eficiência em fornecer alimentos, em quantidade e qualidade, para populações vulneráveis. Foram levantadas algumas lições para serem praticadas desde agora, como: preparação e organização estrutural, fortalecimento da agricultura familiar, estímulo à agroecologia e ao enfoque sistêmico, valorização dos conhecimentos tradicionais, das estratégias a nível local-regional, a democratização do conhecimento científico transdisciplinar, entre outros. É necessário enxergar a crise atual como uma forma de resiliência social, utilizando do caos para estimular a evolução e melhorando a qualidade de vida.

Biografia do Autor

  • LÍGIA KOCHHAN DE FRAGA, docente - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004), licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), graduação em Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (2012) e mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2013). Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Câmpus Coronel Vivida.
  • LARISSE MEDEIROS GONÇALVES, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    É Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) (2017) e Mestra em Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal (Diversificação e Manejo Sustentável de Hortaliças), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2020). Especialista em gestão, licenciamento e auditoria ambiental (2018). Pós graduanda em Engenharia e Segurança do Trabalho. Atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR, a pesquisa em foco para tese engloba a articulação de redes agroecológicas diante o contexto pandêmico. É integrante e colaboradora de Grupo de Estudos de Sustentabilidade e Ambiente (http://www.pb.utfpr.edu.br/gepas/index.php). Ademais, também trabalha com facilitação, acompanhamento e indicadores de transição agroecológica em agroecossistemas familiares, cadeiras curtas de abastecimento, bem como temáticas acerca da Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional.
  • WILSON ITAMAR GODOY, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
    Professor Associado nível 3, atuando desde 1994 no Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (1981), especializado em Olericultura pela UFV(1990), Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Foi coordenador do curso de graduação em Agronomia da UTFPR e Diretor da DIREC (Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias). Orienta e coorienta estudantes de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR. Foi Extensionista Rural durante 10 anos, em diversas cidades paranaenses na EMATER-PR. Desenvolve pesquisas com ênfase em Comunicação Rural com ênfase nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Extensão Rural, Feira-livre, Agricultura Familiar, Educação ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia, Avaliação da sustentabilidade de Agroecossistemas. Publicou o livro ?As feiras-livres de Pelotas sob o império da globalização: perspectivas e tendências? e diversos outros artigos sobre o assunto. Revisor de periódicos: Revista Brasileira de Agroecologia, Revista Horticultura Brasileira, Ciência Rural, Revista de Economia e Sociologia Rural; Revista Redes, Revista GEPEC e a Revista Desenvolvimento Regional em Debate. Foi Tutor do Grupo PET-Agronomia (UTFPR, Pato Branco) de agosto de 2009 até fevereiro de 2019. Tem coordenado diversos eventos de Extensão Universitária no Sudoeste Paranaense abrangendo as áreas técnicas e culturais. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional do Câmpus Pato Branco a nível de mestrado e doutorado a partir de 01 de maio de 2021.
  • MARLETE TURMINA OUTEIRO, Secretaria de Estado do Paraná, trabalha na tutoria pedagógica no NRE/DAP Pato Branco, Professora da Faculdade Mater Dei e Professora de Pós-Graduação Escritora de obras de literatura.
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas (1996), mestrado em Desenvolvimento Regional pela UTFPR/PATO BRANCO (2015) e mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Politécnica e Artística do Paraguay (2009). Possui especialização em Alfabetização e Metodologia e Gestão em EAD. É docente do quadro próprio do magistério - Secretaria de Estado do Paraná, trabalha na tutoria pedagógica no NRE/DAP Pato Branco, Professora da Faculdade Mater Dei e Professora de Pós-Graduação Escritora de obras de literatura.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos