PROPOSTA DE INSTRUMENTO DE PESQUISA PARA O MONITORAMENTO DE EGRESSOS NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC
Resumo
As Instituições de Ensino Superior possuem um papel relevante que vai além da formação acadêmica, muitas vezes, difíceis de serem diretamente aferidos ou mensurados, como os impactos sociais e na qualidade de vida dos egressos. O próprio monitoramento de egressos têm sido um grande desafio, pela fluidez que possuem nos territórios de abrangência direta ou não das IES. Desta forma, este artigo possui como temática o monitoramento de egressos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e sua correlação com o desenvolvimento regional. O estudo se propõe a elaborar uma proposta de instrumento de pesquisa para o monitoramento de egressos no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. Para isso, levantou-se o referencial teórico sobre o tema e analisou-se as cinco principais fontes de informações elegidas no estudo: a lei do Sinaes; planos institucionais do IFSC; observatório de egresso do IFSC; os modelos de pesquisas de egressos de outras IES e a aplicação de um questionário semiestruturado. Em relação ao procedimento metodológico, trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Como principais resultados, verificou-se a relevância e a potencialidade do monitoramento de egressos pelas IES no contexto do desenvolvimento regional e a apresentação da proposição de um instrumento de pesquisa para o monitoramento dos egressos no IFSC.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.