A TERRITORIALIZAÇÃO DA UNISC ENQUANTO AGENTE DE PRODUÇÃO ESPACIAL: ANÁLISE DOS DESLOCAMENTOS DOS DISCENTES

Autores

  • Joseli Andrades Maia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Tânia Marques Strohaecker Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

A proposta deste estudo está baseada na contribuição que a UNISC apresenta na formação de centralidades, visando o desenvolvimento regional. Operacionalmente, a pesquisa está baseada no levantamento em campo a partir da aplicação de um questionário online, na sistematização das respostas de uma amostra de 88 estudantes de graduação e pós-graduação da referida Instituição de Ensino Superior (IES) e na análise espacial dos seus deslocamentos, o que possibilitou observar a hierarquização das municipalidades envolvidas. A escolha do objeto deste estudo demonstra a importância das instituições de ensino superior em sua consolidação enquanto agente de produção espacial, contribuindo para a formação de centralidades em sua região de inserção, ao mesmo tempo em que hierarquiza as municipalidades que não possuem tal atividade educacional em seus territórios, além de promover a competição e constituição de novas atividades e serviços, ao mesmo tempo que estimula a especialização e dinamização dos lugares. Com os dados de campo, identificou-se a relevância da UNISC enquanto um agente de produção espacial com impacto regional, tornando-se, de certo modo, modelo para os municípios com hierarquias inferiores e periféricos, permitindo fluxos econômicos e de circulação entre as municipalidades, observados através da mobilidade geográfica distinta de seus estudantes, ampliando, cada vez mais, a centralidade da instituição.

 

Biografia do Autor

  • Joseli Andrades Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA-UFRGS). Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR-UFRGS). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Gama Filho (EaD). Bacharel e Licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS.
  • Tânia Marques Strohaecker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Professora Associada no Departamento de Geografia, IGEO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Geociências (UFRGS), mestrado em Geografia (UFRJ), especialização em Urbanismo (UFRJ) e graduação em Arquitetura (UFPel).

Downloads

Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 4 – Instituições e Desenvolvimento Regional