CIDADES MÉDIAS: POLOS DE PROMOÇÃO E DE ATRAÇÃO DE AMBIENTES TECNOLÓGICOS E INOVADORES

Autores

  • Margarete Panerai Araujo UNISC Pesquisadora de Pós doutorado no Programa de Desenvolvimento Regional
  • Rogério Leandro Lima da Silveira UNISC Professor titular e pesquisador do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul.l

Resumo

No processo recente da urbanização brasileira, as cidades médias têm se tornado polos de promoção e de atração de Universidades e Ambientes Tecnológicos, sendo consideradas alternativas para processos de desconcentração econômico-territorial, cujos produtos sejam baseados em tecnologia e inovação. O objetivo deste estudo é apresentar uma caracterização de Parques Tecnológicos e Incubadoras vinculados à instituições de educação superior, localizadas em oito cidades médias selecionadas no Rio Grande do Sul. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa abrangendo uma revisão bibliográfica, recorrendo a fontes secundárias de informação. Os dados permitem ter um panorama, cuja perspectiva de observação dessa realidade, conclui que as cidades médias, pelas centralidades regionais que apresentam em relação à oferta de ensino superior e à dinâmica dos seus ambientes inovadores, se constituem em aceleradores de aprendizagem e de produção de conhecimento que contribuem para o desenvolvimento da inovação, da ciência e da tecnologia nos espaços urbanos e regionais onde se localizam.

Biografia do Autor

  • Margarete Panerai Araujo, UNISC Pesquisadora de Pós doutorado no Programa de Desenvolvimento Regional
    É pós-doutora em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013); e pós-doutora em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2004); Mestrado em Serviço Social (1999); e Especialização em Antropologia Social (1989). Sua graduação com Bacharelado e Licenciatura é em Ciências Sociais pela PUCRS (1987).
  • Rogério Leandro Lima da Silveira, UNISC Professor titular e pesquisador do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul.l
    Geógrafo graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da CAPES (BEX 7352/14-0). Pesquisador do CNPq. Pesquisador Visitante do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa - CICS.NOVA. Professor titular e pesquisador do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul. É lider do GEPEUR - Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos Regionais (CNPq). Coordenador do Observatório do Desenvolvimento Regional. Integra a ReCiMe-Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias, e a Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial-RETE. Editor da REDES - Revista sobre o Desenvolvimento Regional, do PPGDR-UNISC.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos