CIDADES MÉDIAS: POLOS DE PROMOÇÃO E DE ATRAÇÃO DE AMBIENTES TECNOLÓGICOS E INOVADORES

Margarete Panerai Araujo, Rogério Leandro Lima da Silveira

Resumo


No processo recente da urbanização brasileira, as cidades médias têm se tornado polos de promoção e de atração de Universidades e Ambientes Tecnológicos, sendo consideradas alternativas para processos de desconcentração econômico-territorial, cujos produtos sejam baseados em tecnologia e inovação. O objetivo deste estudo é apresentar uma caracterização de Parques Tecnológicos e Incubadoras vinculados à instituições de educação superior, localizadas em oito cidades médias selecionadas no Rio Grande do Sul. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa abrangendo uma revisão bibliográfica, recorrendo a fontes secundárias de informação. Os dados permitem ter um panorama, cuja perspectiva de observação dessa realidade, conclui que as cidades médias, pelas centralidades regionais que apresentam em relação à oferta de ensino superior e à dinâmica dos seus ambientes inovadores, se constituem em aceleradores de aprendizagem e de produção de conhecimento que contribuem para o desenvolvimento da inovação, da ciência e da tecnologia nos espaços urbanos e regionais onde se localizam.


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ISSN 2447-4622