A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SOLOS PARA O ENTENDIMENTO DA DINÂMICA DE CRESCIMENTO DAS CIDADES

Autores

  • Marcos Henrique Carneiro Alves Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • NILVANIA APARECIDA DE MELLO PROFESSORA NA UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO.

Resumo

RESUMO: Os impactos para a sociedade como resultado de uma má ocupação e conservação do solo podem conferir complicações para a qualidade de vida das pessoas e a qualidade ambiental nas diversas regiões. Nesse panorama, a Educação em Solos pode ser considerada uma ferramenta importante para a construção dos valores relacionados ao uso e ocupação do solo, bem como para a compreensão das relações e dinâmicas existentes na formação das cidades. Assim, o presente trabalho tem como objetivo contextualizar a importância da Educação em Solos para o desenvolvimento regional e   sustentável. Como metodologia foi utilizada a revisão de literatura sobre a temática, configurando assim uma abordagem qualitativa. Dessa forma, esperamos contribuir com as pesquisas sobre a temática do solo, abordando diferentes perspectivas e desmitificando a relação do solo apenas com seu uso na agricultura.  Por conseguinte, acreditamos que a Educação em Solos em uma perspectiva urbana, pode despertar a construção de um pensamento crítico na população, desempenhando um papel mais participativo em relação as resoluções das problemáticas socioambientais.

Biografia do Autor

  • Marcos Henrique Carneiro Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Paraná, onde, em seu trabalho de conclusão de curso dedicou-se por um ano em pesquisar sobre a densidade populacional da Aegla parana SCHMITT, 1942, espécie que habita ambientes de água doce. Atualmente é aluno do curso de Especialização em Linguagens Híbridas e Educação, dedicando-se em pesquisar sobre o Uso de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no ensino de Educação Ambiental. Cursa, Também, Mestrado em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco.
  • NILVANIA APARECIDA DE MELLO, PROFESSORA NA UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PATO BRANCO.
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), mestrado em Agronomia - Área de concentração física, manejo e conservação do solo- pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e pos doutorado em Filosofia da Ciência pela Université Joseph Fourrier (França) Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, qualidade ambiental, enfoque sistêmico, qualidade da água e do ambiente, educação ambiental.

Downloads

Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 3 - Ativos territoriais e Desenvolvimento Regional