CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O CASO DO PIBID EM CHAPECÓ/SC
Resumo
O desenvolvimento regional é fruto de diversos atores que se apresentam ativos na concepção de territórios, sendo um destes as Universidades Comunitárias que por meio do ensino, da pesquisa e da extensão podem contribuir com a comunidade em que estão inseridas. Neste cenário, o presente artigo objetivou analisar as perspectivas e os limites da extensão universitária como possibilidade de atividade crítico-emancipatória na formação inicial de professores do Curso de Pedagogia da Unoesc Chapecó, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Para isso, a pesquisa apresenta-se de forma descritiva, de cunho qualitativo, por meio de entrevista estruturada com as acadêmicas que participaram do PIBID nas escolas públicas de Chapecó em 2019. Os resultados denotam a relevância da Universidade Comunitária para o desenvolvimento regional, que pode utilizar da curricularização da extensão via ensino, pesquisa e extensão para inserir os acadêmicos na comunidade interagindo no território. A percepção dos acadêmicos\bolsistas expressa a relevância desta inserção, a partir do contato com a atividade profissional futura; o conhecimento da realidade das escolas públicas e assim podem desenvolver projeto que visam modificar a realidade local.
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