CONSUMO ONLINE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO SOBRE BRECHÓ ONLINE

Autores

  • Priscila Kieling Pontin Universidade Lasalle
  • Judite Sanson de Bem Universidade Lasalle
  • Moises Waismann Universidade Lasalle

Resumo

Nos últimos anos, o consumo online tem se tornado uma tendência. A partir de 2020, notou-se que o meio digital, a internet, foi uma grande aliada à adaptação da sociedade a um comportamento mais digital. Com isso, a forma de consumir modificou e as compras online foram uma saída para quem precisou ou quis continuar com suas compras mesmo estando em casa. Este estudo prevê um recorte relacionado ao consumo em um tipo de comércio normalmente diferenciado: o brechó. Por meio da observação do perfil de uma empresa da Região Metropolitana de Porto Alegre, na mídia social Instagram. Como objetivo, pretendemos refletir sobre o consumo online na atualidade e como este tipo de empresa consegue chamar a atenção do público e consegue sobreviver apenas recorrendo ao mundo online. Para a realização deste estudo foi realizada a observação de um brechó que atua principalmente no campo digital, por meio de um e-commerce. Enfim apresentamos os resultados e conclusões obtidas a partir da análise dos dados coletados sob o olhar da relação do público com esse negócio online. Palavras-chave: Vestígios memoriais. Brechó. Moda. Consumo online. Comunicação social.

Biografia do Autor

  • Priscila Kieling Pontin, Universidade Lasalle
    Relações Públicas, mestre em Memória Social e Bens Culturais. Pesquisadora voluntária da linha de pesquisa Memória e Gestão Cultural do PPG de Memória Social e Bens Culturais.
  • Judite Sanson de Bem, Universidade Lasalle
    Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Ibéro- Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em Geografia da UFRGS no Projeto: Direito à cidade, financeirização e transformações no regime urbano na metrópole de Porto Alegre/RS. Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade LaSalle. Possui experiência em Economia, com ênfase no Crescimento, Economia da Cultura, Economia do Trabalho, Planejamento Regional, Economia Ambiental, Economia Regional e Urbana. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica da COREDE Sinos-RS. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano, Economia do Trabalho, Economia do Meio Ambiente.Participa, como pesquisadora, do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq).
  • Moises Waismann, Universidade Lasalle
    Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégias Regionais. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoas e do Comitê Municipal de Economia Criativa de Porto Alegre. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas. Investiga assuntos relacionados ao trabalho e educação, ao mercado de trabalho, a economia da educação, ao ensino superior, as políticas públicas, as politicas públicas para educação, a economia da cultura, a cultura, a economia criativa e a moda.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional