A CAPACIDADE ADAPTATIVA DE CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS DO RIO GRANDE DO SUL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Caroline da Rosa, Ronie Elton Gabbi, Jorge Oneide Sausen, Daniel Knebel Baggio

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar se as concessionárias de automóveis do Rio Grande do Sul apresentaram capacidade adaptativa no contexto da pandemia de covid-19 e quais foram as estratégias implementadas em resposta às contingências ambientais. Trata-se de um estudo multi-casos, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. A coleta de dados realizou-se mediante entrevista semiestruturada com gestores e diretores de sete concessionárias gaúchas. Utilizou-se como lente teórica o modelo de Wang e Ahmed (2007). Os dados foram analisados por meio da técnica Análise de Conteúdo. A pandemia de covid-19 exigiu das concessionárias a reorganização de recursos, principalmente no atendimento ao cliente. Entre as estratégias empreendidas, destacam-se o uso das ferramentas digitais, o acolhimento das emoções dos liderados, o controle de negociações, a redução de custos, a criação de campanhas promocionais e a negociação com fornecedores. As respostas rápidas às exigências do ambiente externo ocasionaram a quebra de paradigmas e o aprimoramento do processo de venda. O estudo contribuiu na discussão do modelo de capacidades dinâmicas para a gestão das organizações. A lente teórica permitiu identificar os fatores ambientais, os fatores organizacionais e as estratégias empreendidas pelas concessionárias em resposta ao ambiente de complexidade e incerteza.

Palavras-chave: Capacidades dinâmicas. Veículos. Estratégia.

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ISSN 2447-4622