Entre os ditames do mercado e a identidade regional: a incorporação das tecnologias e plataformas de EaD pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES).

Vinicius de Camargo Machado

Resumo


O trabalho discute os dilemas enfrentados pelas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) do RS nos últimos cinco anos, quando se acentua a incorporação de plataformas, metodologias e conteúdos digitais produzidos para o Ensino à Distância (EaD) e presencial por grupos econômicos que não possuem nenhum tipo de vínculo com as demandas e identidades regionais, o que sempre foi o diferencial das instituições comunitárias. Ao relacionar alguns aspectos conceituais do espaço, entre o regional (particular), sua interface com o universal (global) e o singular (local), foi situado as afinidades dessas etapas de encontro com o atual momento da educação superior. Embora seja necessário maior aprofundamento, foi possível estabelecer algumas considerações acerca da interrelação das perspectivas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-4622