A agenda de desenvolvimento da burguesia industrial no Rio Grande do Sul durante os dois primeiros anos do governo de Eduardo Leite (2018 – 2020).

Autores

  • Marco Andre Cadona UNISC

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar a agenda de desenvolvimento defendida pela burguesia industrial para o Rio Grande do Sul durante os dois primeiros anos do governo estadual de Eduardo Leite (2019 – 2020). Nas eleições estaduais de 2018, a burguesia industrial propôs uma agenda de desenvolvimento estruturada em cinco pontos principais: 1. Segurança jurídica para os investimentos privados; 2. Redução do tamanho do setor público; 3. Investimentos em infraestrutura e logística; 4. Política de inserção externa; 5. Desenvolvimento de uma cultura de empreendedorismo. Tomando como referência empírica as mobilizações coletivas lideradas pela FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) no período 2019/2020, o artigo indica como essa agenda alcançou receptividade nas ações do governo Eduardo Leite e nas discussões encaminhadas por esse sobre a atuação do estado subnacional na dinâmica de desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Marco Andre Cadona, UNISC
    Graduado em Filosofia, Mestre em Sociologia e Doutor em Sociologia Política. É professor e pesquisador na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde atua no Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional