ANÁLISE ESPACIAL DO GRAU DE DIVERSIFICAÇÃO AGROPECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL DO PARANÁ

Autores

  • TATIANE SALETE MATTEI UNIOESTE- PGDRA TOLEDO
  • RENATA CATTELAN UNIOESTE- PGDRA
  • MOACIR PIFFER UNIOESTE

Resumo

O trabalho objetivou mensurar o grau de diversificação agropecuária e de desenvolvimento rural dos 399 municípios do Paraná para o ano de 2017. Para alcançar os objetivos foi utilizado o Índice de Shannon (IS) e um Índice de Desenvolvimento Rural (IDR) apurado através da análise fatorial pelo método dos componentes principais. Além disso a análise exploratória de dados espaciais possibilitou compreender a influência do espaço e seus efeitos sobre esses índices. Os principais resultados mostram que 49,5% dos municípios paranaenses possuem média diversificação da produção agropecuária, 7 municípios foram classificados com superdiversificação e 23 com superespecialização. Em relação ao IDR 41,6% foram classificados com desenvolvimento baixo, 3 municípios apresentaram desenvolvimento muitíssimo baixo e apenas 5 muitíssimo alto. A partir da análise exploratória de dados espaciais foi possível identificar a influência do espaço na formação de aglomerados de municípios similares, de baixo ou alto desempenho de desenvolvimento rural e de municípios diversificados ou especializados no Paraná. Essa análise permite compreender que há um processo de transbordamento, tanto do IS quanto do IDR, entre os municípios e que o efeito espacial gera dependência entre eles.

Biografia do Autor

  • TATIANE SALETE MATTEI, UNIOESTE- PGDRA TOLEDO
    Doutoranda do PGDRA da UNIOESTE Campus Toledo-PR na linha de pesquisa Economia Regional e Sociedade. Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão-PR (2018). Graduada em Ciências Econômicas pela UNIOESTE, Campus Francisco Beltrão-PR (2014).
  • RENATA CATTELAN, UNIOESTE- PGDRA
    Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Campus de Toledo. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/campus de Francisco Beltrão com foco em Desenvolvimento Regional e Agroindústria. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/campus de Francisco Beltrão.
  • MOACIR PIFFER, UNIOESTE
    Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária (PR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - mestrado e doutorado - da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Pesquisador do CNPQ. Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificación. Pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da UNIOESTE/Toledo. Em 2012 foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) com a criação do Prêmio Moacir Piffer de Iniciação Científica, nominado em homenagem ao conjunto de sua obra e atividades. Tem experiência na área de Economia e desenvolvimento regional, com ênfase em Economia Regional e Urbana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: análise regional, desenvolvimento regional, economia regional e urbana, desenvolvimento local, economia do desenvolvimento. Possui diversos artigos e textos publicados em livros e periódicos nacionais e estrangeiros. Homenagem do Rotary Club de Toledo ao Professor do ano. Pesquisador visitante no IGOT da Universidade de Lisboa Portugal.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 1 - O Desenvolvimento Regional em perspectiva: Desafios teóricos e metodológicos