DESAFIOS E REORDENAMENTOS DO PROCESSO DE TRABALHO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANOINHAS-SC PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA PELA COVID-19

Maria Luiza Milani, Karina Vieira Carvalho, Argos Gumbowsky, Elfi Irene Noernberg

Resumo


O texto descreve os desafios, a mobilização, as decisões e a execução de medidas, ações e estratégias para o enfrentamento da suspensão das atividades educacionais presenciais na rede municipal de ensino de Canoinhas-SC, decorrente da declaração de pandemia pela COVID-19.. O estudo desenvolveu-se pelo método descritivo, com procedimentos de coletas de dados documental e bibliográfico, analisado sob a perspectiva processual das decisões e  encaminhamentos realizados. Como resultados pode-se destacar que no cenário pandêmico que se apresentou no início do ano de 2020, com o ano escolar já iniciado, o isolamento social e com ele a suspensão do ensino presencial, se apresentou um desafio aos gestores, educadores, equipes técnicas e pedagógicas, na reorganização dos programas suplementares educacionais de alimentação escolar, gestão, administração educacional e da assistência aos estudantes. A participação das instâncias de regulamentação e controle social da política educacional do município, do estado e a assessoria de entidade representativa dos municípios associados na região, a AMPLANORTE, foi fundamental para que a interrupção das atividades educacionais não representasse uma ameaça ao processo de ensino-aprendizado. Considera-se que os desafios que foram se apresentando, resultaram em desdobramentos a partir de estudos, discussões, planejamento e  aprendizagens de novas formas de ensinar e aprender. O sistema educacional praticado de forma remota se tornou uma revisão paralela aos demais desafios que a pandemia provocou. Metodologias foram modificadas, a tecnologia se tornou aliada para a vida educacional cotidiana de docentes e estudantes, o que permitiu garantir o direito fundamental à educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos nesse município.

 


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ISSN 2447-4622