CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: DISTRIBUIÇÃO E COMPORTAMENTO NO MERCADO

Denise Medianeira Mariotti Fernandes, Michéli Spohr Konzen

Resumo


De modo geral, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação aos padrões de qualidade dos alimentos que consomem. Neste contexto, esse artigo instiga a uma reflexão a respeito dos processos que envolvem a agricultura familiar, relacionados à agricultura orgânica como uma alternativa para atender a esses consumidores. Para isso, definiu-se o seguinte objetivo: analisar os fatores que influenciam o consumo de produtos orgânicos no Brasil. Diante disso, descreveu-se o avanço da produção orgânica e também sobre os benefícios do consumo de seus produtos. Para tanto, optou-se pela metodologia descritiva, apresentando caráter qualitativo e fontes de dados de forma secundária. Para analisar os dados optou-se por uma categorização, realizada com a utilização do software Atlas.ti. Os resultados mostraram que a partir dos valores, gerados por consequências psicológicas, e essas motivadas por atributos percebidos, fica evidenciado que os fatores dominantes, no padrão de compra dos consumidores, envolvem primeiramente na compreensão de quais valores o consumidor entende como sendo impactantes nas suas decisões de compra. Em relação aos benefícios ocasionados pelo consumo de orgânicos, pode-se dizer que ao consumir orgânicos, os consumidores estarão contribuindo para a segurança alimentar, além de auxiliar na preservação do meio ambiente.

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ISSN 2447-4622