INFLUÊNCIA DOS FATORES SOCIOECONÔMICOS FAMILIARES NA ESCOLHA DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR PARA OS INGRESSOS NA UDESC EM 2018

Camila de Almeida LUCA, Rosangela Maria Pontili

Resumo


A teoria do capital humano postula que o investimento em educação é baseado em seu retorno em termos de salário futuro comparado ao custo da educação. Os custos e retornos heterogêneos em função de diferentes habilidades, preferências familiares ou ainda diferenças nos mercados locais podem gerar diferentes decisões de investimento entre famílias. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi de investigar a influência dos fatores socioeconômicos familiares no processo de escolha dos ingressantes em 2018 na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Para verificar empiricamente a relevância dessas variáveis socioeconômicas sobre as possibilidades de escolha dos cursos de graduação, foi realizado um exercício econométrico a partir do Modelo Linear Generalizado. Os resultados apontaram que ingressos que possuíam características como realizar o ensino médio em escola particular, frequentar cursinho preparatório para o vestibular, não trabalhar, pertencer à classe econômica com renda bruta familiar acima de 10 salários mínimos e ter pai com alto nível de escolaridade teriam maior probabilidade de ingressar em um curso com índice candidato/vaga maior. Contudo, os acadêmicos de raça/cor preta e parda apresentaram uma estatística positiva para ingressos aos cursos mais concorridos devido à uma política da própria universidade em definir cotas separadas para estes grupos.


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ISSN 2447-4622