SEQUESTRO DE CARBONO E AGRICULTURA: uma análise do potencial do setor primário brasileiro em conjunto com as práticas sustentáveis proporcionados pelo Plano ABC.

Autores

  • Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas Depto de Economia - Universidade Federal do Maranhão
  • Matheus Carvalho Oliveira Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A questão tem se tornado um tema de grande recorrência nos veículos de comunicação de massa, artigos científicos e até na elaboração de políticas públicas de crescimento e desenvolvimento econômico. A crescente importância da pauta está diretamente relacionada às mudanças climáticas que estão ocorrendo ao redor do mundo,
a preocupação dos impactos a médio e longo prazo dessas alterações sobre a condição de vida da humanidade, como também suas influências sobre a atividade econômica e ecossistemas naturais. A proposta do artigo então é analisar o potencial do sequestro de carbono biológico no setor primário brasileiro por meio das práticas agropecuárias consideradas como sustentáveis, presentes no Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC).

Biografia do Autor

  • Cesar Augustus Labre Lemos de Freitas, Depto de Economia - Universidade Federal do Maranhão
    Professor Associado do departamento de Economia - UFMA
  • Matheus Carvalho Oliveira, Universidade Federal do Maranhão
    Discente do Curso de Ciências Econômicas - UFMA

Downloads

Publicado

2024-01-09