PRODUZIR PARA COMER: O CASO DA FAMÍLIA BRAZ EM SANTANA DO LIVRAMENTO/RS

Autores

Resumo

A agricultura familiar, diversa e heterogênea, com a capacidade de adaptação vem historicamente resistindo às pressões de mercado produzindo alimentos, gerando emprego e renda. Nesse sentido, considerando as características do município de Santana do Livramento, em especial a predisposição para a grande lavoura e a produção de monocultivos, a presente pesquisa visa analisar uma unidade de produção de alimentos de base familiar e sua contribuição para o desenvolvimento da região. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, realizada pelo método do estudo de caso, através da técnica de entrevista em profundidade e observação não participante. O tratamento dos dados se deu pela técnica de análise de conteúdo. Entrevistou-se um agricultor familiar que há, aproximadamente, 30 anos produz hortigranjeiros no perímetro urbano do município e abastece o mercado local. A pesquisa identificou que, a unidade de produção de base familiar, possui elementos que a diferenciam da produção convencional do município. E, a partir das práticas adotadas, têm contribuído para o desenvolvimento da região, tanto pela geração de renda como pela conservação ambiental e fortalecimento de elementos socioculturais locais.

Biografia do Autor

  • Mitali Daian Alves Maciel, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
    Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Alessandra Troian, Universidade Federal do Pampa
    Doutora em Desenvolvimento Rural, Professora titular do Mestrado em Administração da Unimpampa,campus Santana do Livramento.

Downloads

Publicado

2024-01-09