O sistema agroalimentar em Santana do Livramento-RS: A dinâmica socioprodutiva dos agricultores familiares agroecológicos

Autores

Resumo

Os canais curtos de comercialização têm o potencial de fortalecer e reinventar a dinâmica social e produtiva dos agricultores familiares agroecológicos. Diante disso, a presente pesquisa visa analisar as dinâmicas de reprodução de agricultores familiares agroecológicos de Santana do Livramento-RS. Para tanto, desenvolveu-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Em suma, avalia-se que as iniciativas promovidas pelos agentes atuantes em Santana do Livramento resistem às margens do agronegócio e, para acessar aos mercados, os agricultores familiares valem-se das relações de reciprocidade e confiança. Os canais curtos de comercialização são priorizados pela categoria social, uma vez que permitem maior proximidade com os consumidores finais, a troca de saberes e também a eliminação de atravessadores oportunistas quando da realização das trocas. No contexto pandêmico, os produtores intensificaram o uso das tecnologias de comunicação para escoar seus produtos, tornando-se prática comum os pedidos por aplicativo de mensagem e a entrega em domicílio.

 

Biografia do Autor

  • Mitali Daian Alves Maciel, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
    Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Alessandra Troian, Universidade Federal do Pampa
    Doutora em Desenvolvimento Rural, Professora titular do Mestrado em Administração da Unimpampa,campus Santana do Livramento.
  • Sibele Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Doutora em Agronegócios, professora titular do mestrado em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2024-01-09