TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: OLHARES SOBRE A IMPORTÂNCIA E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO RURAL

Deise Anelise Froelich, Maritê Oliveira, Airton Adelar Müeller

Resumo


Neste artigo volta-se o olhar à dimensão rural e às escolas existentes neste território. O rural é um campo culturalmente próprio, com dinâmicas singulares, cenários sociais específicos, que precisam ser visualizados quando se buscam ações que contribuam com o seu desenvolvimento. Com a presente discussão, busca-se apresentar estratégias e aspectos voltados à promoção do desenvolvimento territorial, com o protagonismo da educação, aproveitando-se das chamadas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Quando se remete ao meio rural, as TICs além de um importante instrumento de educação e comunicação, podem contribuir para o reforço de vínculos comunitários e para facilitar o trabalho, aprimorar técnicas de produção e ampliar o acesso a mercados. Através do método observacional, análise de dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil e pesquisas bibliográficas, a discussão apresenta desafios e conceitos a partir da realidade de instituições do meio rural do município de Santa Rosa, situado no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mesmo com a diferença latente existente entre os meios urbanos e rural, a partir dos impactos da pandemia da Covid-19 reforçaram-se iniciativas de inclusão digital em ambos os territórios. Para além do acesso à tecnologia, o desafio é avançar na redução das desigualdades sociais e na promoção de uma educação libertadora e de qualidade, com o fomento à autonomia dos educandos e compreensão das peculiaridades e demandas locais.


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ISSN 2447-4622