FEIRA NA PALMA DA MÃO: UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA A VENDA DIRETA DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Luiz Carlos Leonardi Bricalli, Joelma De Carvalho Barbosa, Fabiane De Souza Correia, Nathália Messina Zouain

Resumo


Em virtude da pandemia instalada em todas as partes do mundo pelo covid-19, as relações comerciais sofreram muitas mudanças. O avanço das tecnologias digitais que permitem a comunicação instantânea e em tempo real independente da distância geográfica onde estão as pessoas, mudaram diversas atividades cotidianas, entre elas a forma de comprar e vender. No caso da agricultura, a venda direta dos produtos agrícolas aos consumidores finais, através das redes sociais, emerge como uma nova forma de negócio rural. Entretanto, a aproximação entre as partes interessadas ocorre, na maioria das vezes, de maneira informal, cabendo aos produtores e consumidores a tarefa de “se encontrarem” para comercializar. Nesse sentido, o que o projeto se propôs foi atuar como agente articulador dessas duas pontas para que essa aproximação fosse facilitada. Objetivamente, foi desenvolvida uma metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que culminou na criação de uma plataforma digital (aplicativo e site) que permitiu que esses negócios fossem realizados com mais rapidez e credibilidade. Para tanto escolhemos como área de pesquisa os locais que já tem produtores e consumidores capazes de atender essa nova dinâmica do mercado. Assim foram escolhidos os oitos municípios que possuem Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (SUSAF) e incluídos outros quatro devido à proximidade da Região Grande Vitória, que é onde está a maioria dos consumidores do Estado do Espírito Santo.

Palavras-chave: Cadeias curtas. Redes Agroalimentares Alternativas. Comercialização. Extensão Rural.


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ISSN 2447-4622