FEIRA NA PALMA DA MÃO: UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA A VENDA DIRETA DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
Resumo
Em virtude da pandemia instalada em todas as partes do mundo pelo covid-19, as relações comerciais sofreram muitas mudanças. O avanço das tecnologias digitais que permitem a comunicação instantânea e em tempo real independente da distância geográfica onde estão as pessoas, mudaram diversas atividades cotidianas, entre elas a forma de comprar e vender. No caso da agricultura, a venda direta dos produtos agrícolas aos consumidores finais, através das redes sociais, emerge como uma nova forma de negócio rural. Entretanto, a aproximação entre as partes interessadas ocorre, na maioria das vezes, de maneira informal, cabendo aos produtores e consumidores a tarefa de “se encontrarem” para comercializar. Nesse sentido, o que o projeto se propôs foi atuar como agente articulador dessas duas pontas para que essa aproximação fosse facilitada. Objetivamente, foi desenvolvida uma metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que culminou na criação de uma plataforma digital (aplicativo e site) que permitiu que esses negócios fossem realizados com mais rapidez e credibilidade. Para tanto escolhemos como área de pesquisa os locais que já tem produtores e consumidores capazes de atender essa nova dinâmica do mercado. Assim foram escolhidos os oitos municípios que possuem Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (SUSAF) e incluídos outros quatro devido à proximidade da Região Grande Vitória, que é onde está a maioria dos consumidores do Estado do Espírito Santo.
Palavras-chave: Cadeias curtas. Redes Agroalimentares Alternativas. Comercialização. Extensão Rural.
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