A EVOLUÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE INDICADORES DO RANKING CONNECTED SMART CITIES

Autores

Resumo

Este estudo traz uma análise temporal da evolução dos indicadores das cidades inteligentes no âmbito nacional. A análise dos indicadores ocorreu entre 2015 a 2022 por meio da pesquisa exploratória de natureza aplicada. Dessa forma, utilizou-se como método a pesquisa documental que extrai dados fornecidos na homepage da Urban Systems. O objeto de estudo foram as cidades com maior desempenho geral onde analisa-se São Paulo (SP), Curitiba (PR), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Campinas (SP), e maior desempenho em eixo específico com as cidades de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Caetano do Sul (SP), Santos (SP) e Barueri (SP). Este estudo permite identificar a evolução dos indicadores das cidades inteligentes brasileiras e revela quais são os pontos fracos e fortes, o que permite demonstrar quais caminhos os municípios podem percorrer para tornar-se mais inteligentes, além de mostrar as fragilidades por meio dos indicadores.

Biografia do Autor

  • Adriana Kunen, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil (UTFPR)
    Doutoranda em Desenvolvimento Regional, Arquiteta e Urbanista, professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense.
  • Anderson Saccol Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
    Doutorando em Desenvolvimento Regional, Arquiteto e Urbanista, professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.
  • Gilson Ditzel Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR
    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2009) e mestre em Ciências de Administração e Estudos de Políticas Públicas pela Universidade de Tsukuba (2001), Japão. Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica - Ênfase em Eletrônica/Telecomunicações pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1993). É professor dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional (doutorado/mestrado) e Engenharia de Produção e Sistemas (mestrado). É professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua desde 1994. 

Downloads

Publicado

2024-01-09