DEMOCRACIA DIGITAL E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ: ESTUDO DO SISTEMA ESTADUAL DE PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO DE TARSO GENRO/RS

Autores

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar alguns resultados obtidos na tese de doutoramento realizada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil, 2019. A tese abordou, as dificuldades de implantação de um sistema estadual de participação popular organizado a partir de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública de Tarso Genro (2011-2014) no governo do estado do Rio Grande do Sul - Brasil. A análise se deu a partir da percepção de atores governamentais e de não-governamentais sobre a experiência do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã (Sisparci), percepção colhida por meio de entrevistas semiestruturadas, somada à análise documental e bibliográfica. A pesquisa se situa numa perspectiva cultura e crítica acerca da tecnologia. Os resultados apontaram entre as principais dificuldades a ausência de engajamento da sociedade organizada, população em geral e parte dos poderes executivo e legislativo, fatores que resultaram na descontinuidade da proposta com o encerramento desse governo. A análise indicou que para além de estratégias governamentais para a participação, é necessário promover a educação cidadã.

Biografia do Autor

  • Vinícios Gonchoroski de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Doutor em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, com bolsa CAPES. Integra o grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional e Processos Socioculturais da Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestre em Desenvolvimento pela Unijuí, MBA em Administração e Negócios Internacionais pela Uninter, bacharelato em Administração e em Sistemas de Informação pela Unijuí. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, trabalhando principalmente com tecnologias da informação e comunicação, governo eletrônico, gestão social e cidadania deliberativa.
  • Ângela Cristina Trevisan Felippi, UNISC
    Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Estágio pós-doutoral em Comunicación – Recepción y Cultura, na Universidad Católica del Uruguay (2018). Tem formação de graduação e experiência profissional em Jornalismo. Desde 2000 é professora da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando nos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e em Letras e nas graduações em Comunicação Social. É líder do Grupo de Pesquisa do Cnpq Desenvolvimento Regional e Processos Socioculturais. 

Downloads

Publicado

2024-01-09