MERCADOS ALIMENTARES DIGITAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL: DINÂMICAS DURANTE E PÓS PANDEMIA DA COVID-19

Marcio Gazolla, Eduardo Henrique Szpak Gaievski, Joacir Rufino Aquino

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica dos mercados alimentares digitais da agricultura familiar brasileira durante e após a pandemia da Covid-19. Para tanto, metodologicamente, avaliou-se as experiências de comercialização digitais por sites e plataformas, de alimentos da agricultura familiar, em todo o território nacional, através da técnica de netnografia, em 2020 (38 iniciativas) e em 2022 (44 iniciativas). O estudo apresenta que os canais de comercialização digitais da agricultura familiar têm se fortalecido, pois observa-se o aumento no número de agricultores familiares e empreendimentos participantes das experiências, assim como o número de alimentos ofertados pelas iniciativas. Há participação maior de agricultores familiares das regiões Sul e Nordeste, estimulados especialmente pela cooperação e por algumas ações públicas. Os principais alimentos ofertados são os in natura, agroindustrializados e os ecológicos, evidenciando preocupação com dietas saudáveis e sustentáveis para a população consumidora.

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ISSN 2447-4622