A FECUNDIDADE NO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU EM COMPARAÇÃO COM O ESTADO DO PARANÁ NOS ANOS DE 2010 E 2020

Autores

Resumo

RESUMO: O objetivo deste trabalho é analisar a taxa de fecundidade no Território Cantuquiriguaçu em comparação com o Estado do Paraná nos anos de 2010 e 2020, usando a metodologia proposta por Preston, Heuveline e Guillot (2001). Os resultaram apontam que o Paraná está apresentando uma diminuição na taxa de fecundidade, sem reposição geracional, e um aumento na expectativa de vida, o que indica um envelhecimento populacional. Já no Território Cantuquiriguaçu, a queda na taxa de fecundidade é mais lenta e ainda próxima da reposição geracional, porém observou-se um aumento na fecundidade em faixas etárias mais jovens (15 a 19 anos), nas TFT, TBR e TLR. Nota-se que a tendência de redução da taxa de filhos por mulheres em idade reprodutiva no Estado do Paraná, enquanto que em sua região menos desenvolvida a fecundidade ainda está em crescimento.

Biografia do Autor

  • Lorena Regina Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Toledo - PR
    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Pós Graduada em Economia Empresarial pela Universidade de Londrina - UEL e em Economia e Finanças pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Mestre em Economia Regional pela  Universidade de Londrina - UEL  e Doutoranda de Desenvolvimento Regional e Agronegócios pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Yogo Kubiak Canquerino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Toledo - PR
    Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (2014) e em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univel (2022), mestrado em extensão inovadora e desenvolvimento rural sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2019) e doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Maira Perlin Girardi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Toledo - PR
    Graduada em Administração pela Faculdade Sul Brasil.  Pós graduação em Auditoria, Controladoria e Compliance, pela Pontífica Universidade Católica do Paraná. Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegocios pela Unioeste, campus Toledo/PR.
  • Crislaine Colla, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Toledo - PR
    Doutora em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais - Cedeplar (2018). Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002). Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Regional da Unioeste/Campus Toledo.Professora Adjunta no curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo. Professora do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Toledo. Pesquisas em andamento na área de Desenvolvimento econômico, Desenvolvimento Regional, Planejamento Regional e Urbano, Migração e Pendularidade, Demografia.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Edição

Seção

GT1 - Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território