RELEVÂNCIA ECONÔMICA DO AGRONEGÓCIO EM RELAÇÃO A OUTROS SETORES ECONÔMICOS NO BRASIL

Autores

  • Liziane Fátima Prichoa De Marchi Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Moacir José Santos Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Edson Trajano Vieira Universidade de Taubaté - UNITAU

Resumo

O agronegócio brasileiro tem alcançado altos níveis de produtividade, o que proporciona ao Brasil um destaque mundial como produtor de alimentos e contribui significativamente para o seu desenvolvimento econômico. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar o impacto do agronegócio brasileiro em outros setores da econômica. A pesquisa apresentada é de natureza exploratória quanto aos meios, podendo ser classificada como bibliográfica quanto aos fins. O presente tema foi escolhido devido ao impacto do agronegócio na economia brasileira, principalmente ao período crítico de pandemia e à grande relevância para o estudo sobre desenvolvimento. A agricultura é responsável pelo plantio e cultivo de grãos e cereais, atualmente, o avanço tecnológico do Brasil possibilita a alta capacidade produtiva, que resulta em produtos de qualidade e em quantidade suficiente para atender a demanda de abastecer tanto o mercado interno quanto o mercado externo. Por estes motivos, conclui-se que o agronegócio brasileiro contribui para a oferta de emprego tanto dentro como fora das propriedades rurais, no alto potencial de participação no PIB (Produto Interno Bruto), no favorecimento positivo na balança comercial brasileira e na contribuição para o crescimento econômico do país, evidenciando ter uma significativa participação na economia. Pode-se conclui também que na agricultura, a queda do PIB dentro da porteira, no primeiro trimestre de 2022 ocorreu devido ao forte aumento do custo de fertilizantes, pesticidas, combustível, sementes, etc. E, que a queda não mais significativa pelo aumento do faturamento agrícola no ano.

Biografia do Autor

  • Liziane Fátima Prichoa De Marchi, Universidade de Taubaté - UNITAU
    Engenheira Agrônoma. Mestranda do programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regionalda Universidade de Taubaté.
  • Moacir José Santos, Universidade de Taubaté - UNITAU
    Graduado, Mestre e Doutor em História pela UNESP e Pós Doutorado pela UMINHO. Professor nos programas de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.
  • Edson Trajano Vieira, Universidade de Taubaté - UNITAU
    Economista e Historiador. Doutor em História Econômica/USP. Professor e coordenador do mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Edição

Seção

GT1 - Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território