GÊNERO E TRABALHO: AÇÕES EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA ALCANCE DAS METAS DA AGENDA 2030

Annemara Faustino, Valdir da Silva, Valeska Cristina Barbosa, Valmor Schiochet

Resumo


Este artigo propõe analisar questões de gênero e trabalho, com a formação de multiplicadores nas escolas para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5), que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Para compreensão da situação das mulheres na sociedade, fez-se buscas e análises no estoque de empregos no Brasil, no estado de Santa Catarina, na microrregião de Blumenau e no município de Blumenau, também foi investigada a violência contra as mulheres por meio dos índices de feminicídio. Buscando responder a questões como: Será que existem defasagens salariais para as mulheres nos 8 setores da economia? As médias salariais são diferentes para homens e mulheres? Qual das regiões analisadas apresenta os maiores índices de violência contra as mulheres? O território nacional conta com políticas públicas para equidade de gênero? Mediante as questões analisadas, foram formuladas propostas de ações nas escolas que corroboram para o empoderamento feminino por meio da consciência sobre a importância do feminismo.

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ISSN 2447-4622