A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA REPRODUÇÃO SOCIAL PARA O DEBATE SOBRE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Bruna de Oliveira Schweder Universidade Regional de Blumenau - FURB.
  • Luciana Butzke Universidade Regional de Blumenau - FURB.
  • Ivo Marcos Theis Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Resumo

Esse artigo propõe analisar as contribuições da teoria (da Reprodução Social) à teoria (do Desenvolvimento) e à teoria de médio alcance (do Desenvolvimento Regional). Se partimos do pressuposto de que o discurso e a teoria do desenvolvimento, a partir da segunda metade do século XX, se tornam expressão do capitalismo, aproximações entre a Teoria da Reprodução Social e a Teoria do Desenvolvimento são importantes para a crítica e superação do capitalismo e, consequentemente, da desigualdade e da opressão. As desigualdades e opressões se relacionam às relações de gênero, classe social, raça, dentre outras e se expressam no espaço e no tempo. O desafio que se coloca à Teoria da Reprodução Social é que ela dialogue em contextos socioculturais e geográficos distintos. E, para a Teoria do Desenvolvimento e a Teoria do Desenvolvimento Regional o desafio é o de superar sua dimensão normativa, que tende a perpetuar as relações que produzem desigualdade e opressão, incluindo no debate o questionamento e superação da reprodução social, do capitalismo e do desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Bruna de Oliveira Schweder, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

    Graduada em Ciências Econômicas.

    Especialista em Finanças e Mercado de Capitais.

    Mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB.

    Departamento de Ciências Sociais e Filosofia.

    Área: Planejamento Urbano e Regional.

  • Luciana Butzke, Universidade Regional de Blumenau - FURB.
    Doutora em Sociologia Política pela UFSC (2014), mestre em Sociologia Política na Universidade Federal de Santa Catarina (2007), especialista em Métodos e Técnicas de Projetos Sociais pela PUC Minas (2001), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional de Blumenau (1998). É professora do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência docente na área de Sociologia no ensino superior e no ensino médio. Na pesquisa e extensão, atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento regional; Sociologia do Desenvolvimento; Desenvolvimento, gênero, raça e classe social; Reprodução Social; Interseccionalidade.
  • Ivo Marcos Theis, Universidade Regional de Blumenau - FURB.
    Graduação em Economia (Universidade Regional de Blumenau, 1983), Mestrado em Administração Pública (Universidade Federal de Santa Catarina, 1988) e Doutorado em Geografia Humana (Eberhard-Karls Universität Tübingen/Alemanha, 1997), com Pós-Doutorados em Política Científica e Tecnológica (Unicamp, 2008) e Desenvolvimento Regional (Universidade de Santa Cruz do Sul, 2016). Professor titular da Universidade Regional de Blumenau desde 1986, com atuação no ensino de graduação (Economia) até 2019 e no ensino de pós-graduação e na pesquisa (Desenvolvimento Regional) até o presente. Principais áreas de investigação: desenvolvimento regional, economia regional e urbana, pensamento social brasileiro, planejamento regional, políticas de ciência e tecnologia. Editor da Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Edição

Seção

GT1 - Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território