USO DAS REDES SOCIAIS PARA CONSTRUÇÃO DE MERCADOS ALIMENTARES DIGITAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR: OS CASOS DA BIONATUR E FEIRA VIRTUAL BEM DA TERRA

Autores

  • Cristiane Tavares Feijó Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcio Gazolla UTFPR
  • Patrícia Martins da Silva Universidade Federal de Pelotas.
  • Irajá Ferreira Antunes Embrapa

Resumo

O presente artigo propõe analisar as dinâmicas dos mercados digitais adotadas, bem como as inovações sociotécnicas e os desafios da comercialização, no contexto de dois casos de comercialização digital de alimentos e produtos agroecológicos e orgânicos. Tais organizações sociais de agricultores familiares, compreendem a BioNatur Sementes Agroecológicas e Feira Virtual Bem da Terra, localizados no sul do Rio Grande do Sul, que têm em comum a oferta de alimentos e produtos agroecológicos nos perfis do Facebook e Instagram. Como metodologia, fez-se uso da etnografia virtual e observação participante, em concomitância com o software Iramuteq, para fins de análise dos textos produzidos pelos atores sociais pesquisados. Como resultado, destaca-se que, uma das dinâmicas digitais das iniciativas estudas, têm sido a adoção da comunicação e informação com seus consumidores, por meio do Instagram. Em virtude desta adesão, as inovações sociotécnicas são traduzidas, por meio da produção de imagens e vídeos sobre os sistemas agroalimentares dos associados, promovendo ampla interação com os consumidores. Contudo, um dos desafios, tem sido a falta ou a precária construção de conteúdos que justifiquem a descontinuidade de certos alimentos e produtos. Conclui-se que a falta de políticas públicas voltadas para atender as necessidades técnicas e tecnológicas da agricultura familiar, também pode ser um fator negativo, para o enraizamento dos mercados digitais da agricultura familiar.

Biografia do Autor

  • Cristiane Tavares Feijó, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Bacharel em Geografia; Mestre em Antropologia Social e Doutora em Desenvolvimento Rural. Atualmente é Pós-Doutoranda em Desenvolvimento Regional, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcio Gazolla, UTFPR

    Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS).
    Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
    Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR)
    Bolsista de Produtividade Científica do CNPq (2022-24).

  • Patrícia Martins da Silva, Universidade Federal de Pelotas.
    Professora Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Área extensão rural e agroecologia / Departamento DCSA. Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel.
  • Irajá Ferreira Antunes, Embrapa
    Agrônomo e pesquisador de melhoramento genético de feijão, na Embrapa Clima Temperado, Pelotas (RS).

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Publicado

2024-01-09