PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CONSUMIDORES DE FEIRAS DO VALE DO RIO PARDO-RS

RENATA SOARES NAVARRO, POTIRA VIEGAS PREISS, CIDONEA MACHADO DEPONTI

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil socioeconômico dos consumidores de feiras da região do Vale do Rio Pardo-RS, delineando também sua ação social frente às escolhas alimentares. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com 35 consumidores de cinco feiras localizadas na região, sendo estes analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que o perfil dos consumidores é marcado majoritariamente por mulheres, com idade média de 51 anos, renda elevada e com alto grau de escolaridade. Realizam suas compras periodicamente, estabelecendo assim, uma forte relação de confiança com os produtores. Apesar dos consumidores atuarem na esfera privada, com vistas a contribuir para soluções socioambientais, a maior parte não participa de movimentos sociais. Os consumidores, por meio de suas escolhas, têm a possibilidade de contribuir para o fortalecimento de outros referenciais de agricultura, que tenham como fim promover a soberania e a segurança alimentar da população da região.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-4622