EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA CLÍNICA DE SAÚDE VISUAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: PERCEPÇÃO DE GESTORES DA EDUCAÇÃO E SAÚDE DA AMPLANORTE

Autores

Resumo

As Universidades, por meio das ações de ensino, pesquisa e extensão, contribuem com o desenvolvimento regional. O presente artigo teve como objetivo relacionar a extensão universitária da Clínica de Saúde Visual da Universidade do Contestado e o desenvolvimento regional, na percepção de gestores de educação e saúde da Amplanorte. Quanto aos objetivos, a pesquisa classifica-se como descritiva e exploratória; quanto aos procedimentos para coleta de dados, bibliográfica e de campo; e, quanto à natureza dos dados, qualiquantitativa. A coleta de dados ocorreu a partir da aplicação de formulários investigativos, com questões abertas e fechadas (escala de Likert), aos secretários municipais da educação, diretores escolares e secretários municipais de saúde dos municípios da Amplanorte, via Google Forms, totalizando 24 pesquisados. Os dados foram analisados a partir da categoria de análise de desenvolvimento regional. Conclui-se que há predominância da percepção positiva entre os pesquisados. Esse resultado pressupõe que houve contribuição da Clínica de Saúde Visual para a promoção do desenvolvimento humano e para os objetivos do desenvolvimento sustentável pela extensão em saúde na população dos municípios da Amplanorte.

Biografia do Autor

  • Suellen Cristine Haensch, Universidade do Contestado (UNC) - Curso de bacharelado em Optometria
    Mestre em Desenvolvimento Regional, pela Universidade do Contestado (2023), Especialista em Docência no Ensino Superior, pela Universidade do Contestado (UnC) (2014), Pós- Graduada em Alta Optometria, pela UnC (2005), Bacharel em Optometria pela UnC (2004). Atua no ensino, pesquisa e extensão do Curso de Optometria da Universidade do Contestado, na área da Optometria Clínica. No Ensino ministra disciplinas nas áreas de Optometria Pediátrica, Morfofisiologia Ocular, Optometria Clínica, Baixa Visão e Ortóptica. Na Extensão atua na Orientação e Supervisão dos Estágios Supervisionados Obrigatórios. Na área de pesquisa, participa como pesquisadora desde 2014 do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente ? NUPESC, da UNC. Em 2022, iniciou a participação no Grupo de Pesquisa Educação, Política e Sociedade, da UNC. Orientadora de trabalhos conclusão de curso de graduação, projetos de Iniciação Científica, divulgando seus resultados em eventos científicos, revistas e livros indexados nacionais e internacionais. Docente no Curso Bacharel em Optometria da UNC desde 2012. Atua como Coordenadora do Curso e da Clínica Universitária de Saúde Visual da UNC. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNC. Membro de NDE do Curso de Optometria. Atua em consultório particular de Optometria, com 17 anos de efetivo exercício profissional, 07 anos de experiência na área da Educação Técnica e 10 anos de experiência em Docência no Ensino Superior. 
  • Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado (UNC) Programa stricto sensu em Desenvolviemnto Regional
    Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual na EEB Santa Cruz. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UNC) como docente nos cursos de graduação. Na UNC ocupou cargos de coordenador de Curso de Graduação, do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, Direção Acadêmica do Campus Universitário de Canoinhas até o ano de 2010. Coordena o curso de licenciatura em Educação Especial modalidades presenciais e a distância; e licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado/Doutorado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ?Universidade e Desenvolvimento Regional?; ? Educação e Desenvolvimento Regional? e ´Seminários de Projetos de Dissertação?. Líder do grupo de pesquisa ?Educação, Política e Sociedade? dedicando-se a pesquisas nas seguintes linhas: Educação básica e profissional no Brasil; Educação e desenvolvimento regional; Formação de Educadores; Políticas Educacionais no Brasil e Desenvolvimento Local/Regional; Universidade e desenvolvimento local/regional; Universidade: história, políticas e avaliação. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Participou como delegado da CONAE nas esferas municipal, estadual e federal nas edições de 2014, 2018 e 2022. Integra: a) Comissão Estadual para Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação - Cemapesc para o decênio 2015 ? 2024; b) o Fórum de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Canoinhas; c) o Conselho Municipal de Educação de Canoinhas, sendo seu Presidente. d) a Diretoria União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina. Organizador do Seminário sobre Educação e Desenvolvimento Regional (Regional, Nacional e Internacional) desde o ano de 2016

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Publicado

2024-01-09