PERFIL LOCACIONAL DOS MUNICÍPIOS DO CENTRO NORTE DO BRASIL ENTRE 2010 E 2020

Autores

Resumo

Este trabalho possui por objetivo apresentar o pefil locacional dos municípios do Centro Norte do Brasil entre 2010 e 2020. Elaborou-se o Quociente Locacional (QL) e realizou-se a comparação dos valores de QL com o Produto Interno Bruto (PIB) de cada município. Para tanto os dados secundários foram obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Observou-se que os municípios que atuam expressivamente no ramo da mineraçã obtiveram maiores valores de PIB, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Pará, se destacaram demostrando especializaçao produtiva em relação a este setor. A maioria dos municípios do Centro Norte demonstraram valores altos de QL para Administração pública, fator que indica dependência de recurtsos do Fundo de Participação dos Municípios entre outros recursos externos ao ente federativo. O ramo de atividade com maior expressão nos municípios do Centro Norte é a agropecuária. Este perfil locacional, obtido na maioria dos municípios, respalda a proposta deste trabalho, de que há necessidade de diversificação produtiva para que haja maior crescimento em termos socioeconômicos em cada território. Portanto, sugere-se que estudos futuros sejam realizados no Centro Norte com a finalidade de ifdentificar as disparidades regionais com maior clareza e propor políticas públicas mais incisivas para os residentes considerando a atuação dos mesmos como steakholders.

Biografia do Autor

  • Samuel Ferreira da Fonseca, Universidade Federal do Tocantins

    Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros.

  • Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

    Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-01-09

Edição

Seção

GT1 - Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território