COMER BEM É ONEROSO? UM DEBATE SOBRE INSEGURANÇA ALIMENTAR

Autores

  • LARISSE MEDEIROS GONÇALVES Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mirian Cozer Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lígia Kochhan de Fraga Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Wilson Itamar Godoy Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Comer de maneira saudável com pouco custo, tem sido um debate atual para alcançar um dos Objetivos do Desenvolvimento sustentável (ODS), o de fome zero, salienta-se que o tema é complexo e envolve debates sistêmicos e multidimensionais. Assim, este artigo busca articular uma discussão reflexiva sobre a relação entre acesso ao alimento saudável e o seu custo. É um trabalho de natureza básica, com apoio metodológico a revisão bibliográfica a partir de dados secundários. O manuscrito está dividido em três seções: 1) Apresentação; 2) Fundamentação breve do guia alimentar brasileiro e se estamos conseguindo alcançar tais sugestões e 3) Uma reflexão sobre a indagação: comer saudável é caro? Para complementar, tem-se algumas considerações e reflexões finais. Dados de relatórios de instituições internacionais e nacionais apontam alta de preços intensos, especialmente, após a pandemia global. Um destaque para carne bovina, embora o Brasil seja um dos maiores produtores mundiais. Os resultados apontaram que muitas variáveis circundam o tema, como as ações tributárias, marketing das grandes indústrias de alimentos ultraprocessados, distribuição de renda, educação alimentar, conscientização sobre o mercado local, crises globais, bem como características individuais/coletivas de uma determinada cultura. Diante disso, tem-se que pensar em alternativas locais para amenizar a insegurança alimentar e nutricional, como a compra de alimentos da agricultura familiar, feiras livres, alimentos agroecológicos, educação sobre plantas alimentícias não convencionais, políticas públicas, entre outros. O artigo não induz a uma resposta sobre a problemática, mas sim, uma reflexão sobre questões tangenciais.

Biografia do Autor

  • LARISSE MEDEIROS GONÇALVES, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) (2017) e Mestra em Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal (Diversificação e Manejo Sustentável de Hortaliças), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Especialista em gestão, licenciamento e auditoria ambiental (2018). Pós graduanda em Engenharia e Segurança do Trabalho. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Agronomia no período de maio de 2014 a abril de 2017, no qual desenvolveu inúmeras atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas da Agronomia, auxiliando numa formação profissional transdisciplinar e holística. Nos anos 2013 a 2014 foi bolsista monitora na disciplina de bovinocultura e, paralelamente, executou atividades de pesquisa na área junto ao Núcleo de Pesquisa e Difusão Tecnológica Agropecuária (NUPAGRO). De 2012 a 2013 foi bolsista de iniciação científica do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão com agricultores familiares da Amazônia, com ênfase em sistemas agrossilvipastoris. Atualmente trabalha com facilitação, acompanhamento e indicadores de transição agroecológica em agroecossistemas familiares, cadeiras curtas de abastecimento, redes agroecológicas e feiras orgânicas, bem como temáticas acerca da Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional.
  • Mirian Cozer, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Nutricionista pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (Unioeste) (2015-2016), especialista em Atenção Psicossocial da Criança e do Adolescente pela Escola de Saúde Pública (2012), especialista em Saúde Pública pela Unioeste (2009), especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade Assis Gurgacz (2007). Nutricionista - Vigilância Sanitária - Secretaria de Saúde do Estado do Paraná - 10ª Regional de Saúde - Cascavel/PR.
  • Lígia Kochhan de Fraga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Possui graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004), licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2013). Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Câmpus Coronel Vivida e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PPGDR/UTFPR.
  • Wilson Itamar Godoy, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Professor Associado nível 4, atuando desde 1994 no Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Graduado em Engenharia Agronômica pela UFSM (1981), especializado em Olericultura pela UFV(1990), Mestre em Fitotecnia pela UFRGS (1998) e Doutor em Agronomia pela UFPel (2005). Foi coordenador do curso de graduação em Agronomia da UTFPR e Diretor da DIREC (Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias). Foi Extensionista Rural durante 10 anos, em diversas cidades paranaenses na EMATER-PR(1982-1992). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR, na Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento, no qual pesquisa e orienta no Mestrado e no Doutorado, os seguintes temas: Comunicação Rural, Tecnologias de Informação e Comunicação no rural (TICs), Extensão Rural, Feira-livre, Agricultura Familiar, Educação ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia e Avaliação da sustentabilidade de Agroecossistemas. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ambiente e Sustentabilidade (GEPAS). Publicou o livro ?As feiras-livres de Pelotas sob o império da globalização: perspectivas e tendências? e diversos outros artigos sobre o assunto. Revisor de periódicos: Revista Brasileira de Agroecologia, Revista Horticultura Brasileira, Ciência Rural, Revista de Economia e Sociologia Rural; Revista Redes, Revista GEPEC e a Revista Desenvolvimento Regional em Debate. Foi Tutor do Grupo PET-Agronomia (UTFPR, Pato Branco) durante 10 anos (ago 2009 / fev 2019). Coordenador de diversos eventos de Extensão Universitária no Sudoeste Paranaense. Atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional do Campus Pato Branco. 

Downloads

Publicado

2024-01-09